Você está aqui: Página Inicial > Oportunidades > Concurso para 3 Bolsas de Investigação Pós-Doutoral no Instituto de História da Arte vinculado à Universidade NOVA de Lisboa

Está aberto o concurso para a atribuição de 3 (três) Bolsas de Investigação Pós-doutoral no âmbito do Instituto de História da Arte (IHA), instituição de investigação científica e desenvolvimento tecnológico (I&D) de Portugal, financiado por fundos portugueses através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (FCT/MCTES) (Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central - PIDDAC).

A Área Científica do Pós-Doutorado é Artes e Humanidades, sendo um dos requisitos para admissão o título de Doutorado em História da Arte, ou em áreas afins no campo das Artes, das Humanidades e das Ciências Sociais, obtido nos três anos anteriores à data da submissão da candidatura.

Das propostas de pesquisa:

As propostas de pesquisa apresentadas pelos/as candidatos/as podem incidir sobre qualquer temática ou problemática no domínio da História da Arte, na sua definição mais abrangente, podendo também articular o domínio da História da Arte com o de outras áreas científicas.

As propostas devem considerar o projeto estratégico que o Instituto de História da Arte submeteu a avaliação (consultável em https://institutodehistoriadaarte.com/strategy/), além de enquadrarem-se em uma das seguintes áreas temáticas:

• Cultural Transfers in the Mediterranean space
  • Curating Lisbon: re-uses and appropriations of the past
  • Heritage and Material Culture Across Frontiers
  • The circulation of material and visual cultures in the early modern period
  • Iberian and Latin American Modernisms Artistic transits across Lusophone Africa and beyond
  • Exhibitions: History and documentation

Das bolsas:

Após a seleção, a proposta será desenvolvida pelo bolsista no Instituto de História da Arte (IHA) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH). A bolsa terá duração de 12 meses, com início previsto para 1 de janeiro de 2024, não podendo ser renovada.

O montante da bolsa é de € 1.741,00 (euros) mensais, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País. É somado a este valor o seguro social voluntário do primeiro escalão, caso o/a candidato/a opte pela sua atribuição, e o seguro de acidentes pessoais.

Prazo e envio da candidatura:

O concurso está aberto até 22 de setembro de 2023.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

• Curriculum Vitae
  • Certificado(s) de habilitações;
  • Carta de motivação e recomendação, em língua portuguesa ou em língua inglesa;
  • Declaração assinada por um investigador/a integrado/a do Instituto de História da Arte afirmando a sua disponibilidade para assumir a responsabilidade científica pelos trabalhos do/a candidato/a;
  • Proposta de investigação;

No caso de graus académicos obtidos em instituições de ensino superior fora de Portugal, é necessária a apresentação do reconhecimento dos graus obtidos, de acordo com o DL Nº 66/2018, de 16 de agosto; ou, em falta do reconhecimento no momento de candidatura, declaração sob compromisso de honra de que fará esse reconhecimento antes da contratualização da Bolsa em caso de ser o/a candidato/a selecionado/a. Não obstante, é obrigatória a apresentação do reconhecimento até ao momento de contratualização da bolsa.

As candidaturas devem ser enviadas para o email , com cópia para e assunto da mensagem: IHA – Bolsas Pós-Doutoramento. No mesmo email deve-se anexar os documentos requeridos no edital.

Da Seleção:

A avaliação das propostas de pesquisa considera o mérito do candidato e o mérito da proposta de investigação. As candidaturas consideradas admissíveis serão pontuadas numa escala de 0 a 100.

Dos resultados:

Os resultados da avaliação serão publicados numa lista ordenada por nota final obtida, a ser divulgada no website do IHA (https://institutodehistoriadaarte.com/), sendo o candidato/a aprovado/a notificado através de email.

PARA SABER MAIS: https://institutodehistoriadaarte.com/2023/07/31/concurso-3-bipd-projeto-estrategico-iha/

Consulte o edital completo aqui ou através da página de concursos da NOVA FCSH.