Você está aqui: Página Inicial > Oportunidades > Conversa sobre Internacionalização e Ensino-Aprendizagem de línguas promovida pelo ELCE em 27/09

O Grupo de Pesquisa Educação, Línguas e Culturas Estrangeiras (ELCE), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), promoverá no dia 27/09 (quarta-feira), às 19h00, a primeira edição do semestre 2023.2 da série Conversa com Pesquisadores do Grupo de Pesquisa ELCE, via Google Meet. O convidado, Prof. Dr. Vilton Soares, discutirá as relações entre internacionalização e ensino-aprendizagem de línguas.

INSCREVA-SE AQUI

A apresentação do Prof. Dr. Vilton Soares “objetiva fomentar pesquisas que produzam reflexões e intervenções didáticas sobre o ensino-aprendizagem de línguas com objetivos claros, como a mobilidade acadêmica internacional de estudantes brasileiros, por exemplo. O recorte teórico está fundamentado na perspectiva teórico-metodológica de Bakhtin e o Círculo, conhecida como perspectiva dialógica e nas metodologias do Ensino-Aprendizagem de Línguas com Objetivos Específicos (ESP, FOS etc).”.

O professor Vilton Soares é doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - LAEL, PUC SP tendo sido orientado pela professora Dra. Beth Brait. Fez estágio doutoral na Université Paris 8, Vincennes-Saint-Denis. É mestre em Turismo e Hotelaria (Univali SC) e licenciado em Letras (Português/Francês), com especialização em Linguística Aplicada e Ensino do Português (UFPE). Desde 2010 é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - EBTT, de Língua Portuguesa e Estrangeira/ Francês, no Instituto Federal do Maranhão - IFMA, campus São Luís Monte Castelo. Assumiu em dezembro de 2020 a Diretoria está Diretor de Relações Internacionais do IFMA onde também coordena o Centro de exames DELF/DALF do IFMA e lidera o grupo de pesquisa CNPq/IFMA Ensino-aprendizagem de Línguas e Literaturas nos Institutos Federais. Pesquisa sobre ensino-aprendizagem de línguas e Literaturas; Celpe-bras; Francês como língua estrangeira - FLE e para fins específicos - FOS e FOU; Português como língua estrangeira, adicional, de acolhimento e para fins específicos; Análise Dialógica do Discurso - ADD, Mobilidade Acadêmica e Internacionalização. Atua na promoção do plurilinguismo e do diálogo intercultural.