Você está aqui: Página Inicial > Oportunidades > Convocatória de Bolsas 2024-2025 da Fundação Carolina para estudos em todas as áreas do conhecimento

A Fundação Carolina abriu a Convocatória de Bolsas 2024-2025. Nesta 24° edição serão concedidas 669 bolsas de estudos em todas as áreas do conhecimento, abrangendo as modalidades de pós-graduação, doutorado, estadias curtas de pós-doutorado, mobilidade de professores e estudos institucionais

A convocatória soma um total de 185 programas acadêmicos, e sua definição chega a critérios de qualidade e relevância desses programas diante dos desafios sociais do presente.

A Fundação Carolina incorpora em sua convocatória também o programa de mobilidade de estâncias de investigação do Consejo Superior de Inestigaciones Científicas (CSIC), que oferta 20 bolsas de estudo, sendo 10 bolsas para estudar em centros de pesquisa do CSIC e outras 10 para centros de pesquisa e universidades da América Latina.

A convocatória mantém a sua adequação aos 5 “P” da Agenda 2030: pessoas; planeta; prosperidade; paz, justiça e instituições eficazes; e alianças (parcerias). Com isso, oferece oportunidades de formação e pesquisa para todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: tecnologias sustentáveis, saúde pública, energias renováveis, educação de qualidade, estudos econômicos inclusivos, direitos humanos, coesão social e melhoria de políticas públicas ou humanismo digital, promovendo oportunidades de igualdade entre mulheres e homens e no conjunto da sociedade.

Modalidades de bolsas de estudo da Fundação Carolina

Bolsas de pós-graduação:

Dirigidas à formação de graduados/as procedentes de um país membro da Comunidade Ibero-Americana de Nações (como o Brasil), com capacidade acadêmica ou profissional respaldada por um excelente currículo e uma trajetória de compromisso com a sociedade. O programa oferece duas modalidades de apoio: bolsas e auxílio ao estudo, e combina mestrados oficiais, títulos próprios e cursos de especialização.

Bolsas de doutorado e estadias curtas de pós-doutorado

Têm a pretensão de facilitar a professores e pesquisadores de universidades latino-americanas a obtenção de um doutorado em centros espanhóis, promovendo a geração de redes científicas entre instituições de ambos os lados do Atlântico.

Programas de mobilidade de professores:

Permitem uma breve estadia de pesquisa na Espanha a professores ou equipes de pesquisa de universidades argentinas, brasileiras e do Grupo Tordesilhas de universidades.

Programas de Bolsas e Estudos Institucionais:

São ajudas para o financiamento de planos de treinamento em centros espanhóis (latino-americanos, no caso do novo programa com o CSIC) que tendam ao fortalecimento institucional das administrações públicas latino-americanas.

Prazos para solicitação de bolsas:

• Bolsa de Pós-graduação e Estudos Institucionais - 14 de março de 2024 (com exceção do Programa da Escuela Complutense de Verano - ECV, com prazo até 21 de fevereiro de 2024)

• Bolsas de Doutorado, Estâncias Curtas e de Mobilidade - 04 de abril de 2024

Conversa Informativa:

No dia 14 de fevereiro (quarta-feira), às 12h00 (horário de Brasília), a Fundação Carolina promoverá uma Conversa Informativa virtual sobre a Convocatória 2024-2025. Nela, as pessoas que compõem a área de Treinamento da Fundação Carolina explicarão em que consiste uma bolsa da Fundação, como fazer uma solicitação, e responderão às perguntas feitas pelos participantes.

A Conversa será transmitida pelo canal “Red Carolina” do YouTube. Para participação via Zoom, é necessária inscrição prévia.

Mais informações sobre cada bolsa podem ser encontradas no site https://gestion.fundacioncarolina.es/, onde ocorrem também as solicitações de bolsas.