Você está aqui: Página Inicial > Oportunidades > Estão abertas as inscrições para edital do Atlânticas - Programa Beatriz Nascimento de Mulheres na Ciência

Estão abertas as inscrições para edital do Atlânticas - Programa Beatriz Nascimento de Mulheres na Ciência. Esta é uma das iniciativas construídas pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR) em parceria com Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério das Mulheres (MM) e Ministério dos Povos Indígenas (MPI) que visa aumentar a presença e permanência de mulheres negras, quilombolas, indígenas e ciganas na ciência brasileira.

ACESSE AQUI A CHAMADA

A iniciativa prevê o investimento de R$ 6 milhões para a concessão de bolsas de doutorado-sanduíche e pós-doutorado no exterior, e as inscrições poderão ser feitas até 31 de janeiro de 2024, por meio formulário de propostas disponível na Plataforma Integrada Carlos Chagas.

Inscreva-se aqui.

As propostas poderão concorrer nas seguintes faixas:

Faixa 1:

a) Doutorado Sanduíche no Exterior  - apoio a alunas formalmente matriculadas em curso de doutorado no Brasil que comprove qualificação para usufruir, no exterior, da oportunidade de aprofundamento teórico, coleta e/ou tratamento de dados ou desenvolvimento parcial da parte experimental de sua tese a ser defendida no Brasil

Faixa 2:

b) Pós- Doutorado no Exterior (PDE) - possibilita às portadoras de títulos de doutorado a capacitação e atualização de seus conhecimentos por meio de estágio e desenvolvimento de projeto com conteúdo científico ou tecnológico inovador, em instituição no exterior.

Para concorrer às bolsas de douturado-sanduíche, as candidatas devem ter como pré-requisitos estar formalmente matriculada em curso de doutorado no Brasil reconhecido pela CAPES; ter conhecimento do idioma utilizado na instituição de destino; ter anuência do coordenador do curso de pós-graduação e dos orientadores no País e no exterior; ser brasileira ou estrangeira com visto permanente no Brasil e autodeclarar-se mulher negra (preta ou parda), indígena, quilombola ou cigana.

Para o orientador da instituição de destino das candidatas ao doutorado-sanduíche são pré-requisitos ser pesquisador com produção acadêmica consolidada e relevante para desenvolvimento complementar da tese de doutorado.

Para concorrer às bolsas de pós-doutorado no exterior é necessário possuir título de doutora quando da implementação da bolsa; dedicar-se integralmente às atividades programadas na instituição de destino; para ex-bolsista de doutorado no exterior de agência nacional, observar o tempo mínimo de permanência no Brasil exigido pela agência; cumprir interstício mínimo de 3 anos entre dois Pós-Doutorados no Exterior, com bolsa e autodeclarar-se mulher negra (preta ou parda), indígena, quilombola ou cigana.

Serão disponibilizadas entre 40 e 50 bolsas com valores padronizados e atualizados pelo CNPq. As inscritas podem escolher o país em que pretendem realizar o doutorado ou pós-doutorado, a depender dos vínculos institucionais que as universidades e orientadores possuem.