Você está aqui: Página Inicial > Oportunidades > Inscrições abertas para bolsas do Programa de Becas de Cooperación Sur-Sur, República de Chile, 2024

A Agência Chilena de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AGCID) anuncia o lançamento do "Programa de Becas de Cooperación Sur-Sur, República de Chile", a partir do ano acadêmico de 2024.

Em cada edição o programa oferece bolsas a  profissionais de países da América-Latina e Caribe, incluindo brasileiros, para a realização de estudos completos de mestrado nas mais diversas áreas acadêmicas, ministrados pelas principais universidades chilenas, públicas e privadas. Na atual convocatória, valem os cursos com início no período entre março e setembro de 2024.

ACESSE AQUI A RELAÇÃO DE PROGRAMAS DE MESTRADO CREDENCIADOS

Os interessados devem realizar os trâmites necessários para sua admissão no curso de mestrado, verificando diretamente com a universidade escolhida os requisitos de aceitação.

Em seguida, os candidatos brasileiros devem enviar à Embaixada do Chile em Brasília () e à Divisão de Cooperação Educacional (DCE) () do Ministério das Relações Exteriores (MRE) a carta de aceite e demais documentos listados na convocatória em formato digital.

Aos postulantes que trabalham, é importante que a documentação inclua carta de patrocínio da instituição empregadora do postulante. Conforme definido pela AGCID, "patrocínio trabalhista" significa que o empregador indica, em documento formal, que manterá o emprego do candidato até seu retorno da bolsa de estudos.

Se a/o postulante está desempregada/o, não trabalhou desde que se formou na universidade, ou trabalha de forma independente em sua própria empresa ou na empresa de sua família, terá pontuação mais baixa na postulação.

Fica estabelecido pela Divisão de Cooperação Educacional (DCE) que o prazo limite para o recebimento das inscrições, em formato digital, dos candidatos brasileiros é dia 31/10/2023.

A DCE ressalta que participa a convite dos outorgantes e que decisão final e soberana acerca do resultado final do Edital cabe à Agência chilena. O MRE do Brasil não assume responsabilidade jurídica sobre o resultado final do certame ou por eventuais consequências de sua implementação.

Os resultados da seleção final são comunicados no site da AGCID.

As informações detalhadas sobre a Convocatória podem ser acessadas em:

Divisão de Cooperação Educaciona (DCE): https://www.gov.br/mre/pt-br/assuntos/cultura-e-educacao/temas-educacionais/oportunidades-de-estudo-para-brasileiros/chile

Para o edital completo e documentação requerida, acesse:

Agência Chilena de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AGCID):