Você está aqui: Página Inicial > Oportunidades > Inscrições abertas para seleção do “Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul”

General

Inscrições abertas para seleção do “Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul”

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) lançou o Edital Conjunto nº 4/2024 do Programa Caminhos Amefricanos: Programa Sul-Sul, que oferecerá 150 vagas para intercâmbios acadêmicos no Peru, Angola e na República Dominicana. A iniciativa busca promover atividades de combate ao racismo e fomentar a igualdade racial no Brasil. 

No Peru, serão selecionados 50 professores da educação básica de escolas públicas brasileiras que se autodeclaram pretos, pardos ou quilombolas. Em Lima, os participantes realizarão ações formativas em parceria com a Universidad Nacional Mayor de San Marcos, incluindo visitas a escolas, locais históricos e museus. As inscrições foram prorrogadas até 14 de fevereiro de 2025.

Angola e República Dominicana receberão, cada um, 50 estudantes autodeclarados pretos, pardos ou quilombolas, que estejam matriculados a partir do 5º semestre de cursos de licenciatura em instituições públicas de ensino superior. Os intercâmbios, com duração de 15 dias, serão realizados em colaboração com a Universidade Agostinho Neto, em Luanda, e a Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO), em Santo Domingo. Para essas edições, as inscrições estarão abertas até 27 de fevereiro de 2025.

Os requisitos do programa incluem ser brasileiro nato, naturalizado ou estrangeiro com carteira nacional de registro migratório (CRNM) e autorização de residência permanente no Brasil. Além disso, é necessário residir no país durante todo o processo de seleção, não ter recebido bolsa ou benefício semelhante de uma agência pública federal nos últimos 24 meses e se enquadrar como pessoa preta, parda ou quilombola, conforme a Portaria Interministerial nº 233/2023.

Para consultar o edital e obter mais informações, acesse o link.