Você está aqui: Página Inicial > Oportunidades > Inscrições para o Programa de Bolsas de Doutorado na Alemanha da CAPES irão até 14 de novembro de 2023

General

Inscrições para o Programa de Bolsas de Doutorado na Alemanha da CAPES irão até 14 de novembro de 2023

O Programa de Bolsas de Doutorado na Alemanha teve seu prazo de candidaturas prorrogado para 14 de novembro de 2023, às 17h, pelo Edital nº 26/2023, publicado no Diário Oficial da União. O texto esclarece que a CAPES enviará até dez pesquisadores de quaisquer áreas do conhecimento para o doutoramento.

Serão concedidas três modalidades de bolsas: doutorado pleno (até duas bolsas de 48 meses), doutorado-sanduíche (até seis bolsas de 4 a 12 meses) e doutorado-sanduíche com cotutela (até duas bolsas de 4 a 18 meses).

O valor da bolsa mensal é de €1.300,00 (mil e trezentos euros), sendo que no primeiro e último meses o valor da mensalidade será pago proporcionalmente ao período de permanência no país de destino. Também serão concedidos auxílios para deslocamento, instalação, seguro-saúde e pagamentos de taxas acadêmicas e administrativas.

O resultado do edital deverá ser divulgado até 30 de abril de 2024, após a publicação da relação das inscrições recebidas, análise das candidaturas, interposição de recurso e entrevistas com os candidatos. O início das atividades dos bolsistas será entre setembro e novembro de 2024.

Sobre o Programa
O Programa de Bolsas de Doutorado na Alemanha é mantido pela CAPES para fomentar o intercâmbio científico e a mobilidade acadêmica de alunos a partir da concessão de bolsas na República Federal da Alemanha, nas modalidades doutorado pleno, doutorado-sanduíche e doutorado-sanduíche com cotutela.

Para mais informações, acesse: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/bolsas/bolsas-e-auxilios-internacionais/encontre-aqui/paises/alemanha/doutorado-capesdaad 

Link para as inscrições: https://inscricao.capes.gov.br