Você está aqui: Página Inicial > Oportunidades > Nova prorrogação das inscrições para mobilidade em Moçambique pelo programa “Caminhos Amefricanos” - até 31 de janeiro de 2024

O processo de seleção do Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul prorrogou novamente suas inscrições. Agora, as candidaturas podem ser enviadas até o dia 31 de janeiro de 2024. O novo calendário pode ser consultado AQUI.

O Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul foi desenvolvido em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR) para estimular e promover a socialização de conhecimentos, de experiências e de políticas públicas que contribuam com o combate e a superação do racismo no Brasil.

Esta é a primeira edição (EDIÇÃO MOÇAMBIQUE) do Programa e selecionará até 50 (cinquenta) candidatos/as, na área de combate ao racismo e promoção da igualdade racial no Brasil, promovendo um estudo de curta duração (15 dias) na instituição anfitriã, a Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo), em Moçambique.

Antes da Capacitação/Visita Técnica na Universidade Pedagógica de Maputo, é necessária a participação integral dos/as selecionados/as no curso on-line, obrigatório, com duração de 40 horas, sobre a História e Cultura Afro-brasileira e Moçambicana.

Benefícios do Programa:

O MIR financiará o estudo, com disponibilização dos seguintes benefícios: diárias (15 dias), auxílio deslocamento (passagens aéreas), auxílio seguro saúde, auxílio para emissão de passaporte, e auxílio para emissão de visto de entrada em Moçambique.

Os/as beneficiários/as do programa serão estudantes que se autodeclaram como pessoas pretas, pardas e/ou quilombolas, regularmente matriculadas, a partir do 5º semestre, dos cursos de licenciaturas de Instituições de Ensino Superior públicas.

Requisitos para candidatura:

• ser brasileiro/a nato/a ou naturalizado/a, ou estrangeiro/a com autorização de residência permanente no Brasil, residindo no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção; Edital Conjunto nº 34/2023 (2279471) SEI 23038.008366/2023-08 / pg. 2

• não ter recebido bolsa ou benefício no Brasil ou no exterior para a mesma modalidade de agência pública federal nos últimos 24 (vinte e quatro) meses;

• ser pessoa preta, parda ou quilombola;

•  ser discente de curso Licenciatura em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, reconhecido e recomendado pelo Ministério da Educação - MEC, em qualquer área de conhecimento;

•  estar regularmente matriculado/a, a partir do 5º semestre, em no mínimo, 03 (três) disciplinas no semestre vigente, em curso de Licenciatura em Instituição de Ensino Superior pública; tendo, no máximo, 90% (noventa por cento) das disciplinas do curso de Licenciatura;

• estar regularmente vinculado/a há pelo menos 2 (dois) semestres em:

1. Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEABs);

2. Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABIs);

3. Grupos correlatos;

4. Participar em programas de iniciação científica ou iniciação à docência como Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). As ações na qual o/a candidato/a participe devem estar relacionadas ao desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão voltadas à Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro- brasileira e Africana, conforme previsto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana (BRASIL, 2004) e devem ser comprovadas por declaração da coordenação dos referidos programas.

Inscrição:

As inscrições devem ser feitas pelo Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes) até as 17h (horário de Brasília) de 31 de janeiro de 2024 (quarta-feira). A divulgação do resultado com a relação dos selecionados está prevista para maio e as atividades devem ter início em agosto de 2024.

Para mais informações, acesse o edital completo em: https://www.gov.br/igualdaderacial/pt-br/assuntos/editais/04122024_Edital_2282364_SEI_2279471_Edital_Conjunto_n__34_2023.pdf

ou o site oficial: