Você está aqui: Página Inicial > Oportunidades > PILA Presencial 2024-1: Oportunidade de intercâmbio na Colômbia para estudantes de graduação e docentes efetivos da Unespar

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), por intermédio do Escritório de Relações Internacionais (ERI), torna público o Edital de Seleção de Participantes para o Programa de Intercâmbio Acadêmico Latino-Americano PILA Presencial 2024-1 (Edital 006/2023 ERI/Unespar), publicado em 15 de setembro de 2023.

O PILA Presencial é uma experiência aberta às instituições participantes do programa que desejam promover a internacionalização integral por meio do desenvolvimento do intercâmbio presencial de estudantes, docentes, pesquisadores e gestores. Na Unespar, a Convocatória PILA Presencial 2024-1 encontra-se aberta para a candidatura de estudantes de graduação e docentes efetivos da Unespar, para realizarem um período de mobilidade em instituições de ensino superior da Colômbia no 1º semestre de 2024. As inscrições devem ser realizadas até o dia 16 de outubro de 2023. Esta é a primeira vez que a Unespar participa do PILA em sua modalidade presencial.

O PILA Presencial baseia-se no princípio de reciprocidade, reconhecimento acadêmico e isenção de taxas de ensino, se aplicável. Em todas as categorias de mobilidade presencial, as instituições de ensino anfitriãs cobrirão os custos de hospedagem e a alimentação dos intercambistas, sete dias por semana. Demais custos, como passagem (aérea/terrestre), emissão do visto (se aplicável), seguro saúde, entre outros, ficam a cargo do/a estudante e do/a docente selecionados/as.

Nesta Convocatória a Coordenação do Programa designou a Universidad Tecnológica de Pereira (UTP) para a realização da mobilidade discente, com duração de um semestre letivo, e a Universidad Pontificia Bolivariana – campus Palmira (UPB) para a mobilidade docente, com duração de 20 dias, sendo uma vaga para cada categoria. Reciprocamente, a Unespar receberá um/a estudante de graduação e um/a docente dessas mesmas instituições e cobrirá seus custos de hospedagem e alimentação.

Confira a página da Convocatória PILA presencial 2024-1, para mais informações e acesso ao Edital de seleção: https://eri.unespar.edu.br/convocatoria_pilapresencial_2024-1