General
PILA Presencial 2026-1: Oportunidade de intercâmbio no México para agentes universitários e docentes em cargo de gestão do quadro efetivo da Unespar
A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), por intermédio do Escritório de Relações Internacionais (ERI), torna público o Edital de Seleção de Agente Universitário ou Gestor o Programa de Intercâmbio Acadêmico Latino-Americano PILA Presencial 2026-1 (Edital 05/2025 ERI/UNESPAR), publicado hoje (23 de outubro de 2025).
O PILA Presencial é uma experiência aberta às instituições participantes do programa que desejam promover a internacionalização integral por meio do desenvolvimento do intercâmbio presencial de estudantes, docentes, pesquisadores e gestores. Na Unespar, a Convocatória PILA Presencial 2026-1 encontra-se aberta para a candidatura de agentes universitários e docentes em cargo de gestão (gestores/as) do quadro de servidores/as efetivos/as da Unespar, para a realização de um intercâmbio na Universidad de Guadalajara (UdeG), no México, de curta duração (1 semana), no 1º semestre de 2026 (1 vaga). A prioridade para o preenchimento da vaga de mobilidade será dada à categoria de agente universitário. Reciprocamente, a UNESPAR receberá um/a gestor/a dessa mesa universidade e cobrirá seus custos de hospedagem e alimentação. Esta é a segunda vez que a UNESPAR participa do PILA em sua modalidade presencial na categoria de agente/gestor.
As inscrições devem ser realizadas até o dia 23 de novembro de 2025.
Confira a página da Convocatória PILA presencial 2026-1, para mais informações e acesso ao Edital de seleção que está aberto:
https://eri.unespar.edu.br/convocatoria-pila-presencial-2026-1/
