Você está aqui: Página Inicial > Oportunidades > Programa Futuros Líderes nas Américas (ELAP) - Ano acadêmico 2024-2025

Programa Futuros Líderes nas Américas (ELAP) - Ano acadêmico 2024-2025

Estão abertas as inscrições para o Programa Futuros Líderes nas Américas (Emerging Leaders in the Americas Program – ELAP / Programme des futurs leaders dans les Amériques – PFLA), que prevê bolsas para intercâmbio de curta duração no Canadá, para graduandos e pós-graduandos. A duração do intercâmbio pode variar entre 4 a 6 meses, a depender da modalidade, com início em 1º de agosto de 2024 ou 1º de fevereiro de 2025.

Informações e requisitos para participação neste programa estão disponíveis no link a seguir, em inglês e francês: https://www.educanada.ca/scholarships-bourses/can/institutions/elap-pfla.aspx?lang=eng

Modalidade de pesquisa (graduação e pós-graduação):

Para participar do programa na modalidade de pesquisa, não há exigência de que haja convênio vigente entre a universidade brasileira de origem do/a candidato/a e a universidade canadense de destino. Estudantes de graduação e de pós-graduação da Unespar devem entrar em contato com a instituição canadense de seu interesse e o/a possível orientador/a na instituição estrangeira (consultar a lista de instituições de ensino designadas). No entanto, recomenda-se que os/as estudantes interessados/as procurem um docente da Unespar (professor/a orientador/a ou outro/a professor/a de seu Curso/Programa), de sua área de pesquisa ou afinidade, para intermediar esse contato, aumentando as chances de aceite por parte de uma IES canadense. Caso a instituição canadense e o/a possível orientador/a aceitem receber sua candidatura, o ERI/Unespar () deve ser contactado para auxiliar no processo de submissão.

Modalidade de estudo (graduação):

Para participar do programa na modalidade de estudo, há exigência de que haja convênio vigente entre a universidade brasileira de origem do/a candidato/a e a instituição canadense pretendida, que contemple intercâmbio de estudantes de graduação com isenção de taxas acadêmicas. No momento, não há convênio vigente entre a Unespar e universidades canadenses. Por essa razão, estudantes de cursos de graduação da Unespar não poderão concorrer nesta edição nessa modalidade. Recomenda-se que os/as estudantes de graduação que tiverem interesse em se candidatar nas próximas edições do programa entrem em contato com o ERI e seus respectivos coordenadores de curso, para solicitar a abertura de um processo de formalização de convênio com a universidade canadense onde se deseja realizar uma aplicação futuramente (consultar a lista de lista de instituições de ensino designadas).

Prazo para candidatura:

Quem submete a candidatura ao programa ELAP, em nome dos candidatos, são as próprias instituições canadenses, as quais podem optar por estabelecer o seu próprio prazo interno para receberem documentos para a aplicação.

Data limite para candidaturas: 19 de março de 2024*

*Observação: Esta data limite é para a instituição canadense submeter as candidaturas ao programa ELAP. Sendo assim, o contato com os possíveis orientadores no Canadá (para a modalidade de pós-graduação), deve ser feito com antecedência, antes de 19 de março de 2024.