Você está aqui: Página Inicial > Oportunidades > Consulado realiza palestras e plantão de orientação sobre as bolsas de estudo MEXT

General

Consulado realiza palestras e plantão de orientação sobre as bolsas de estudo MEXT

O governo japonês oferece anualmente, através do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia – MEXT, seis modalidades de bolsas de estudo para estudantes estrangeiros, independentemente da ascendência destes. São bolsas completas, que oferecem passagem de ida e volta, isenção de taxas de matrícula e mensalidade, curso básico da língua japonesa (quando necessário) e uma quantia mensal para que o bolsista possa se manter no país. As modalidades de bolsas ofertadas são as seguintes: 1) Pesquisa (pós-graduação); 2) Graduação; 3) Técnico superior; 4) Curso profissionalizante; 5) Treinamento para professores; 6) Cultura e língua japonesa.

Visando ao processo seletivo que se iniciará no próximo mês, o Consulado Geral do Japão em Curitiba está realizando palestras explicativas sobre as bolsas e um plantão de orientação para os interessados em estudar no Japão.

A principal palestra deste ano ocorreu no dia 20/04 (quinta), às 19:00 de forma online, pelo canal do Youtube do Consulado. Nela, além da explicação sobre as seis modalidades de bolsa, houve uma mesa redonda com bolsistas e ex-bolsistas MEXT que falaram sobre as experiências no Japão. O evento ficará disponível pelo período de 30 dias após a palestra, no canal do Consulado: ACESSE A PALESTRA AQUI

No plantão de orientação, o orientador de bolsas do Consulado atenderá os interessados de forma presencial ou online, e estes poderão tirar as dúvidas sobre a modalidade que têm interesse, conversar sobre as diferenças entre elas, pedir auxílio na preparação de documentação e no projeto que deve ser apresentado para a inscrição da Bolsa de Pesquisa.

O Consulado continua também com o atendimento por telefone, e-mail e pelo grupo criado em
sua página no Facebook. Por ser privado, é necessário fazer o pedido de participação respondendo a algumas perguntas. É um espaço para que todos os interessados possam tirar suas dúvidas.


SERVIÇOS

Palestras sobre as bolsas MEXT:

20/04 (qui) às 19:00 II Evento Online “Por que estudar no Japão”
Canal oficial do Consulado Geral do Japão em Curitiba no Youtube
26/04 (qua) às 11:15 Palestra sobre as Bolsas de Estudo MEXT
PUC – PR / Auditório Carlos Costa (bloco verde)
(aberta ao público interno e externo da PUC)
27/04 (qui) às 10:30 Palestra sobre as Bolsas de Estudo MEXT
UTFPR / mini auditório (Campus Centro)

Plantões de orientação:

  • 28/04 (sex) das 13:30 às 17:30
  • 5, 12 e 19/05 (sex) das 13:30 às 17:30

* Necessário inscrição via e-mail informando nome completo, RG, cidade/estado onde reside, instituição onde estuda, modalidade de interesse, data e horário que deseja atendimento, se será presencial ou online e e-mail de contato.


Grupo sobre as Bolsas de Estudo MEXT (grupo privado)
https://www.facebook.com/groups/bolsasdeestudomext

Informações sobre as Bolsas de Estudo MEXT
https://www.curitiba.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/00_000021.html

Demais informações / Dúvidas
Consulado Geral do Japão em Curitiba - Setor Cultural
Tel: 41-3322-4919 (opção 1)
E-mail: