Você está aqui: Página Inicial > Oportunidades > Realização de seleção para bolsa de estudo do Governo Japonês

General

Realização de seleção para bolsa de estudo do Governo Japonês

O governo japonês está oferecendo, através do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia – MEXT, quatro modalidades de bolsas de estudo para estudantes estrangeiros, independentemente da ascendência destes. O cronograma dos processos seletivos varia de acordo com a modalidade de bolsa, abrangendo os meses de maio e junho de 2023.

São bolsas completas, que oferecem passagem de ida e volta, isenção de taxas de matrícula e mensalidade, curso básico da língua japonesa (quando necessário) e uma quantia mensal para que o bolsista possa se manter no país.

DO CRONOGRAMA DE PROCESSO SELETIVO 2024:

Bolsa de pesquisa (Pós-Graduação)
Inscrição presencial: 8/05 a 2/06/2023
Inscrição pelos correios: 8/05 a 31/05/2023
Provas: 15/06/2023

Bolsas de Graduação, Técnico Superior e Curso Profissionalizante
Inscrição presencial: 25/05 a 14/06/2023
Inscrição por correios: 25/05 a 12/06/2023
Provas: 29/06/2023

Você pode conferir as informações e pré-requisitos de inscrição no portal da Embaixada do Japão no Brasil acessando o link: https://www.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/bolsas_programas.html


O Consulado Geral do Japão em Curitiba também está oferecendo plantões de orientação para os candidatos interessados nas bolsas, que estão sendo realizados às sextas-feiras, até o dia 19 de maio. Os interessados que residem no Paraná ou Santa Catariana poderão participar de forma presencial ou online, porém será necessário inscrição prévia via e-mail (cultura@c1.mofa.go.jp).

PARA ACESSO AOS PLANTÕES DE ORIENTAÇÃO

Plantões de orientação
5, 12 e 19/05 (sextas-feiras): das 13:30 às 17:30
Necessário inscrição via e-mail informando nome completo, RG, cidade/estado onde reside, modalidade de interesse, instituição de ensino, e-mail de contato, data e horário de interesse e se irá participar de forma presencial ou online.

O Consulado continua também com o atendimento por telefone, e-mail e pelo grupo criado em sua página no Facebook. O grupo é privado, sendo assim, é necessário fazer o pedido de participação respondendo a algumas perguntas. Neste grupo são explicadas as modalidades existentes, assim como requisitos e restrições para inscrição, benefícios, entre outros. É um espaço para que todos os interessados possam tirar suas dúvidas. Você pode acessá-lo por aqui: https://www.facebook.com/groups/bolsasdeestudomext

Informações sobre as bolsas de Estudo MEXT
Pesquisa: https://www.curitiba.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/00_000063.html
Graduação: https://www.curitiba.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/00_000064.html
Técnico Superior: https://www.curitiba.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/00_000065.html
Curso Profissionalizante: https://www.curitiba.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/00_000066.html
Demais informações / Dúvidas
Consulado Geral do Japão em Curitiba - Setor Cultural
E-mail: